ABCD Nossa Casa foi premiada como uma das 100 melhores ONGs de 2019

A ABCD Nossa Casa e outras 99 organizações foram reconhecidas como as melhores ONGs do Brasil.

Em sua terceira edição, o prêmio é realizado por Instituto Doar, O Mundo Que Queremos e Rede Filantropia, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas

No dia 18 de novembro, o Instituto Doar, a agência O Mundo Que Queremos e a Rede Filantropia premiaram as 100 melhores ONGs do Brasil. Em sua terceira edição, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o prêmio tem como intuito reconhecer as Organizações Não Governamentais que mais se destacam pela transparência e gestão em suas atuações. O evento aconteceu no Teatro J. Safra, em São Paulo.

Este ano, o prêmio avaliou 757 entidades em 47 critérios, como estrutura administrativa e financeira, a presença de conselhos de gestão, captação de recursos e transparência.

A maioria das organizações faz um trabalho sério, e merecem ser reconhecidas pela gestão e transparência. É um trabalho árduo, com o propósito de desenvolver soluções para problemas latentes em determinadas regiões, em diversas esferas como educação, pobreza, meio ambiente, saúde, cultura e lazer.

Criada em 2000, a ABCD Nossa Casa nasceu como uma sociedade sem fins lucrativos, com o objetivo de promover, por meio da educação de qualidade, o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes visando sua integração total na sociedade. Acreditamos que a educação é um elemento vital na vida das pessoas, por isso nossos projetos garantem que as habilidades e características exigidas pela sociedade sejam desenvolvidas para transformar jovens em excelentes profissionais e cidadãos preparados.

Com uma jornada de 19 anos de muita história, o projeto começou com uma casa de acolhimento, 10 crianças, que buscava ser muito mais que uma simples moradia. Nossa proposta inicial era integrar jovens à sociedade preservando a individualidade de cada um, educando-os e dando o apoio necessário para que suas famílias biológicas se reestruturem ou prepará-los para as futuras famílias de coração – adoção. Ao longo dos anos, decidimos investir cada vez mais na educação destes jovens, acreditando que o conhecimento é fundamental para o desenvolvimento social do país, aumentando a capacidade de gerar competitividade e inovação.

Nosso propósito:  Semear sonhos para transformar o amanhã.

O objetivo é que não só estas primeiras 100, mas o maior número possível de ONGs, possam, através desta parceria do Instituto Doar, estabelecer padrões para a melhoria contínua. Aumentam sua legitimidade e reputação e aumentam os recursos de doadores para elas.

Processos administrativos, contábeis, financeiros, de comunicação, são verificados. Recomenda-se que sejam públicos e transparentes, já que os recursos são provenientes de doações e patrocínios e se espera o melhor uso desse dinheiro. Metodologias, pedagogias e procedimentos de cada ONG com seus públicos não podem nem devem ser comparáveis nem muito menos ranqueados. Mas a gestão e a transparência dos recursos, sim.

É hora de valorizar o que é nosso, e ajudar a semear sonhos de mais de 320 crianças atendidas por dia, na ABCD Nossa Casa.