NOSSOS PROJETOS TRANSFORMAM

HISTÓRIAS DE VIDA

Estão alinhados ao nosso propósito de Semear Sonhos para Transformar o Amanhã.

Nossos projetos transformam histórias de vida

estão alinhados ao nosso proposito de Semear Sonhos para Transformar o Amanhã

ABCD possui dois projetos: 1º SAICA – Serviço de Assistência Institucional para Criança e Adolescente, que atende crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, funcionando 24h; 2º CCA – Centro da Criança e do Adolescente com idade de 6 a 14 anos e 11 meses, atendendo em contraturno escolar. São 350 crianças, 252 famílias das Comunidades: do Gato, do Moinho e das Ocupações do Bairro do Bom Retiro.

Na nossa trajetória, crianças, jovens e familiares em situação de vulnerabilidade social são atendidas através de oficinas alinhadas ao propósito Semear Sonhos para Transformar o Amanhã. Com foco em Comunicação, Expressão, Raciocínio Lógico, Inclusão Digital, observando nossos quatro pilares: Educação de Qualidade, Esporte, Cultural e Social.    

Procuramos dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os quais, atendemos a seis: Erradicação da Pobreza, Saúde e Bem Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Trabalho Decente e Crescimento Econômico e Redução das Desigualdades, realizar atividades que desenvolvam habilidades, que transformarão o amanhã das nossas crianças e jovens.

PROJETO EM DESTAQUE

Empregabilidade Talento Jovem

Embasado na metodologia da Pedagogia Waldorf Antroposófica e Emprego Apoiado (EA), foi desenvolvido com objetivo de inserir os jovens à partir dos 14 anos aos 17 anos e 11 meses no mercado de trabalho. Trabalhamos:
  • Orientação e Treinamento da Rotina diária em transição para a vida adulta.
  • Orientação Profissional (OP)
  • Inserção no mercado de trabalho formal
  • Acompanhamento e assessoria na empresa.
  • Contratem nossos jovens! Seja uma Empresa Parceira! Faça parte do nosso Projeto! Vamos Semear Sonhos para Transformar o Amanhã dos nossos jovens. Entre em contato com a nossa equipe:  Karina  – Técnica Pedagoga (11) 98477-7751 Renato – Gestor do SAICA  (11) 98563-7780

    NOSSOS PROJETOS

    educação de qualidade

    Incentivar a criança e adolescente ao raciocínio lógico, aprimorar habilidades de comunicação, através de desafios da vida cotidiana. Contribuir e estimular em atividades escolares, buscando melhor desenvolvimento, fortalecendo a convivência em grupo e a busca pelo seu sonho.

    INCLUSÃO DIGITAL

    Capacitar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com a utilização de ferramentas da informática na educação, ampliando e diversificando a aprendizagem. Assim, terão maiores oportunidades de igualdade para a vida, para inserção no mercado de trabalho e transformação do futuro.

    ARTESANATO

    Beneficia no desenvolvimento da criança motor e psicológico, na concentração, disciplina e criatividade. Nas questões sociais, a importância do artesanato sustentável, onde são reaproveitados plástico, vidros e outros, propiciando a valorização pessoal e a confiança em si próprios, realizando tarefas que os tornem reconhecidos pelos outros.

    CAPOEIRA

    Aprimorar diversas condutas psicomotoras, destacando coordenação motora geral, lateralidade, organização de espaço-temporal. Assim como, desenvolver a resistência, flexibilidade, agilidade, destreza, expressão corporal, resgatando a autoestima, a ajuda na mudança comportamental, respeitando as diferenças.

    KARATÊ

    Instruir crianças e adolescentes sobre a cultura, a ideologia e a prática das artes marciais como um estilo de vida. Eles não sentirão a necessidade de ver a prática como um estímulo à violência, mas sim ao contrário. Resolverão questões, tanto da arte quanto da vida, com tudo o que aprenderam quanto à disciplina e a meditação. ​

    HIP HOP

    Cooperar para a disseminação da cultura entre os jovens, levando assim conhecimento, entretenimento, busca de identidade e entendimento a respeito de conflitos sociais em que estejam inseridos, e assim buscando meios de enfrentá-los dentro da linguagem e diálogos.

    DANÇA

    Ajudar a descobrir os limites, desenvolvendo a capacidade de criatividade, o estímulo e a descoberta do próprio corpo. Contribui para a formação e o desenvolvimento da autonomia, sensibilidade, dicção, memorização. Improvisa a experiência de vida, ampliando o universo cultural, preparando-os para as atividades profissionais e exercício da cidadania.

    ORQUESTRA

    Leva o aluno a disciplina, respeito, solidariedade, integração social, desenvolvimento da capacidade e do raciocínio, levando-os ao universo musical e conhecimento de cada instrumento, a hierarquia da batuta do maestro. A nossa orquestra, GerAção Azul, faz parte da “Inclusão Cultural” da Fundação Bachiana Filarmônica do maestro João Carlos Martins.

    HORTA

    Estimula o consumo saudável de alimentos e integra diversos tipos de recursos de aprendizagem. Gera fonte de estudo, observação, exigindo reflexão diária, por parte dos educadores e educandos. Há economia na ABCD, com os produtos vindos diretamente da horta, que são livres de agrotóxicos, tornando-os refeições mais saudáveis.

    PALESTRAS COM AS FAMÍLIAS

    Discutir e apresentar o significado de resiliência humana, estimular e fortalecer a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas. Identificar interesse, capacidade e potencial de empregabilidade, além de outras possibilidades aos participantes.

    MELHOR AMIGO - APADRINHAMENTO

    Inclusão social para realização do sonho de cada criança e adolescente da ABCD. Entendendo que o vínculo socioafetivo e o investimento material, proporcionarão oportunidades de quebrarem a vulnerabilidade social. O projeto prevê 3 tipos de amigos, para crianças a partir de 6 anos: Melhor Amigo, Melhor Provedor e Melhor Especialista.

    MEU CAMINHO

    Resgatar a autoestima, a confiança, por meio da produção e elaboração de um álbum individual com fotos, figuras, desenhos, decalques e escritas, para crianças e adolescentes, onde colocam sua história, seus sonhos e como fazer para conseguirem realizar, garantindo à criança/adolescente, um registro de sua própria história.

    PASSAGEM PARA O FUTURO

    Fortalecer vivências pautadas em si e no respeito ao convívio com os demais. Estimular o interesse por atividades e tarefas domésticas de maneira lúdica e educacional. Potencializar interesses e habilidades manifestados durante o período de acolhimento no SAICA e conhecer a dinâmica do projeto República Jovem.

    Cadastre-se para receber novidades!